HISTORIAL

MANJAR DE TORNADA ® - Segredo de Família de duas gerações

O Manjar de Tornada ® é um doce regional, tradicional da freguesia de Tornada do concelho de Caldas da Rainha, cuja fórmula e método de produção original pertence à mãe da Família Polónia, D. Olívia, que sendo muito boa doceira e com muito bom gosto, se lembrou de o comercializar.

 

A herança gastronómica do Oeste remonta à fundação do reino, e à sabedoria ancestral dos monges dos conventos e mosteiros da região, cuja tradição da doçaria conventual é ainda hoje uma referência. Na cidade de Caldas da Rainha, a gastronomia é rica e variada, destacando-se, nos doces, as Trouxas de Ovos, as Cavacas, as Lampreias de Ovos, os Beijinhos das Caldas e o Manjar de Tornada, sendo este último, segredo de família.

Inicialmente foi vendido no restaurante Pinheiro, situado no centro da localidade de Tornada, propriedade na época do casal Polónia. Esta iguaria produzida à base de açúcar e ovos era apresentado em tacinhas de barro, feitas de propósito para o doce, envolto em papel vegetal com o seu nome e desenhado um pinheiro.


Mais tarde, D. Olívia quis dar o segredo do doce à sua nora, que mostrou interesse em continuar a produzi-lo; nessa altura a expansão do doce aumentou e graças a diversas pastelarias e restaurantes de renome, que o comercializavam, tornou-se numa referência gastronómica na cidade termal.

Recordar... Caldas noutros tempos