Município da Estremadura, pertencente ao Distrito de Leiria, à Associação de Municípios do Oeste e à Região de Turismo do Oeste.
A cidade das Caldas da Rainha, sede do Concelho, situa-se entre Alcobaça (a norte) e Óbidos (a sul), distante 8 Km do Oceano e a 66 metros de altitude. É a cidade da luz, romântica, graciosa, discreta e diáfana. Zona de micro-clima, com temperatura média entre os 15 e 18 graus e pluviosidade fraca.
Caldas da Rainha é uma Cidade Termal, fundada nos finais do século XV pela Rainha D. Leonor, esposa do Rei D. João II, centro de uma região e sede de um Concelho depositário de um valioso património histórico-cultural e possuidor de grandes potencialidades turísticas. As suas termas de águas sulfurosas são reputadas desde os tempos remotos, pois já os Romanos as utilizavam como testemunham documentos arqueológicos, as praias de Foz do Arelho e Salir do Porto, a maior e mais encantadora lagoa costeira do nosso país, os campos sempre verdes transportam para o mercado diário as frutas e legumes cuja a fama ultrapassa as fronteiras do Oeste.
A gastronomia é rica e variada, com destaque para os bivalves, enguias, choquinhos, robalos e linguados da Lagoa, acompanhados com deliciosos vinhos brancos muito aromáticos das encostas de Alvorninha. As trouxas de ovos, as cavacas, as lampreias, os beijinhos e o Manjar de Tornada.
Veja-se na cidade o Hospital Termal mais antigo do mundo, a Igreja e Nossa Senhora do Pópulo (ambos do séc. XV), a ermida de São Sebastião (séc. XV), o fontanário das Cinco Bicas (séc. XVII), O Passo real (séc. XVII), as fabricas de cerâmica autênticos museus vivos cujo o nome Bordalo Pinheiro elevou bem alto na fabrica que fundou e que hoje labora com assinalável êxito.
Nos arredores da cidade, visita obrigatória às igrejas Misericórdia (séc. XVII) e Paroquial ( séc. XVI) em Alvorninha, à Ermida São Jacinto (séc. XVII) no lugar do Couto e quinta de Nossa Senhora de Guadalupe na Foz do Arelho.
Visitar Caldas da Rainha é ter acesso a um dos maiores conjunto de museus do nosso País. O museu José Malhoa onde se expõe a obra do grande mestre da pintura portuguesa. Os museus municipais dos escultores António Duarte, José Fragoso e Barata Feyo. O Museu do Hospital e das Caldas. O Museu do Ciclismo. O Museu de Cerâmica e o Museu da Fábrica Bordalo Pinheiro. O Centro de Exposições do Oeste, a oferta de lazer, a Escola Superior de Artes e Design e a Universidade Católica fazem de Caldas da Rainha uma moderna e competitiva cidade.